1º ano – I BIMESTRE

Justificativa:

A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas.

a) Objetivos / Competências a serem desenvolvidas:

- Compreender e aplicar o teorema de Tales na resolução de problemas. - Utilizar a semelhança de triângulos para estabelecer as relações métricas no triângulo retângulo e aplicá-las para resolver e elaborar problemas. - Reconhecer as razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente) no triângulo retângulo e utilizá-las para resolver e elaborar problemas. - Associar pontos representados no plano cartesiano a suas coordenadas. - Compreender o conceito de vetor, tanto do ponto de vista geométrico quanto do ponto de vista algébrico. - Realizar uma pesquisa considerando todas as suas etapas. - Selecionar uma amostra adequada para uma determinada pesquisa. - Construir tabelas e gráficos de diferentes tipos, usando recursos tecnológicos. - Construir e/ou analisar gráficos associados a uma situação do mundo natural ou social. - Identificar o domínio de validade e situações de continuidade e descontinuidade. - Identificar crescimento e decrescimento pela análise de gráficos de situações realísticas. - Reconhecer função como modelo matemático para o estudo das variações entre grandezas do mundo natural ou social. - Reconhecer a relação entre a proporcionalidade direta e a função linear. - Compreender a ideia de grandeza e resolver e elaborar problemas envolvendo essas ideias. - Reconhecer características dos diferentes números, operações e suas propriedades e a necessidade de ampliação dos conjuntos numéricos. - Compreender o conjunto dos números reais como a união entre os irracionais com os racionais. - Compreender as diferentes representações de um mesmo número real, associando-os a pontos na reta numérica. - Resolver e elaborar problemas envolvendo números em notação científica.

b) Conteúdos / Eixos Temáticos:

a) GEOMETRIA: - Proporcionalidade / Teorema de Tales - Semelhança de triângulos/ Relações métricas no triângulo retângulo - Razões trigonométricas - Coordenadas no plano - Vetor b) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - Etapas da Pesquisa - Amostras - Construção de Tabelas e gráficos c) ÁLGEBRA E FUNÇÕES - Construção e análise de Gráficos - Domínio de validades das funções - Intervalos de crescimento e decrescimento - Conjecturas e generalização de modelos - Proporcionalidade / Função Linear d) GRANDEZAS E MEDIDAS - Grandezas e relações entre grandezas e) NÚMEROS E OPERAÇÕES - Conjuntos numéricos - Número real - Representações do número real / Reta numérica - Notação cientifica

c) Procedimentos Metodológicos:

- Exposição dos Conteúdos - Discussão sobre os temas - Atividades em dupla - Atividades individuais - Jogos lúdicos

d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

- Avaliação Diária - Participação - Colaboração nos trabalhos em Equipe - Atividades Avaliativas em Duplas e Individuais