1º ano – IV BIMESTRE

Justificativa:

O ensino da matemática deve auxiliar o educando a construir, desenvolver e aplicar ideias e conceitos matemáticos de forma a compreender o ocorrido e como a matemática auxilia nisso. Fugindo assim da simples memorização e mecanização ao enfatizar as situações onde a matemática está presente de modo marcante no cotidiano do educando, possibilitando desta forma a construção de um sujeito letrado matematicamente, que nada mais é que a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática.

a) Objetivos / Competências a serem desenvolvidas:

- Determinar a medida de ângulos de polígonos regulares inscritos na circunferência. - Obter a transformação de uma figura no plano por meio de reflexão, translação e rotação e identificar elementos que permanecem invariantes nessas transformações. - Resolver e elaborar problemas envolvendo diagonais de prismas e alturas de pirâmides - Determinar a probabilidade de ocorrência de um evento, explorando representações diversas. - Determinar a probabilidade da união de dois eventos, explorando representações diversas. - Resolver e elaborar problema envolvendo função definida por mais de uma sentença polinomial do primeiro grau. - Reconhecer a representação algébrica e a representação gráfica de uma função exponencial, associando-a ao seu padrão de crescimento. - Diferenciar o modelo de crescimento/decrescimento da função exponencial em relação às funções lineares e quadráticas. - Relacionar as transformações sofridas pelo gráfico da função exponencial com modificações nos coeficientes de sua expressão algébrica. - Relacionar uma sequência numérica com crescimento exponencial a uma função de domínio discreto. - Calcular a área do círculo, de setores circulares e coroas, relacionando-as com ângulo central e o comprimento do raio. - Calcular a medida da área e do perímetro de figuras planas limitadas por segmentos de reta e/ou arcos de circunferência. - Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagem, incluindo as ideias de juros simples e compostos.

b) Conteúdos / Eixos Temáticos:

a) GEOMETRIA: - Ângulos / Poligonos inscritos na circunferência - Simetria - Teorema de Pitágoras b) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - Probabilidade - Probabilidade de união c) ÁLGEBRA E FUNÇÕES - Funções definidas por mais de uma sentença - Função exponencial e suas representações - Diferenças entre os modelos da função linear, quadrática e exponencial - Transformações do gráfico a partir das alterações dos coeficientes - Progressão Geométrica|/ Sequência numérica e o crescimento exponencial d) GRANDEZAS E MEDIDAS - Cálculo de área do circulo, de setores circulares e coroas - Cálculo de área e perímetro e) NÚMEROS E OPERAÇÕES - Juros simples e compostos / Porcentagem - Problemas de contagem

c) Procedimentos Metodológicos:

- Exposição dos Conteúdos - Discussão sobre os temas - Atividades em dupla - Atividades individuais - Jogos lúdicos

d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

- Avaliação Diária - Participação - Colaboração nos trabalhos em Equipe - Atividades Avaliativas em Duplas e Individuais