2º ano – IV BIMESTRE

Justificativa:

O ensino da matemática deve auxiliar o educando a construir, desenvolver e aplicar ideias e conceitos matemáticos de forma a compreender o ocorrido e como a matemática auxilia nisso. Fugindo assim da simples memorização e mecanização ao enfatizar as situações onde a matemática está presente de modo marcante no cotidiano do educando, possibilitando desta forma a construção de um sujeito letrado matematicamente, que nada mais é que a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática.

a) Objetivos / Competências a serem desenvolvidas:

- Reconhecer posições relativas entre duas retas, entre dois planos, e entre retas e planos. - Representar projeções ortogonais sobre um plano. - Identificar figuras poligonais por meio das coordenadas de seus vértices. - Calcular e interpretar medidas de tendência central (média, moda, mediana e quartil) para um conjunto de dados numéricos agrupados ou não agrupados. - Relacionar as transformações sofridas pelo gráfico da função exponencial com modificações nos coeficientes de sua expressão algébrica. - Relacionar uma sequência numérica com crescimento exponencial a uma função de domínio discreto. - Resolver e elaborar problemas de cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos (cilindro, prisma, pirâmide). - Compreender as propriedades dos números e de suas operações, incluindo a ideia de densidade, completude. - Compreender os algoritmos formais das operações aritméticas e realizar cálculos com esses algoritmos.

b) Conteúdos / Eixos Temáticos:

a) GEOMETRIA: - Posições relativas entre retas e /ou planos - Projeções ortogonais - Figuras poligonais e coordenadas de vértices b) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - Medidas de tendência central c) ÁLGEBRA E FUNÇÕES - Transformações do gráfico a partir das alterações dos coeficientes - Sequência numérica e o crescimento exponencial d) GRANDEZAS E MEDIDAS - Volume e) NÚMEROS E OPERAÇÕES - Propriedades dos números e suas operações - Algoritmos formais das operações

c) Procedimentos Metodológicos:

- Exposição dos Conteúdos - Discussão sobre os temas - Atividades em dupla - Atividades individuais - Jogos lúdicos

d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

- Avaliação Diária - Participação - Colaboração nos trabalhos em Equipe - Atividades Avaliativas em Duplas e Individuais