3º ano – II BIMESTRE

Justificativa:

A matemática está presente em praticamente tudo o que nos rodeia, com maior ou menor complexidade. Perceber isso é compreender o mundo a nossa volta e poder atuar nele. E a todos, indistintamente, deve ser dada essa possibilidade de compreensão e atuação como cidadão. É preciso que esse saber informal, cultural, se incorpore ao trabalho matemático escolar, diminuindo a distância entre a Matemática da Escola e a matemática da vida.

a) Objetivos / Competências a serem desenvolvidas:

- Organizar tabelas com dados numéricos agrupados ou não agrupados. - Determinar as raízes de uma equação do segundo grau por fatoração, pelo método de completar quadrados ou utilizando a fórmula de Bhaskara. - Relacionar a representação algébrica com a representação gráfica da função seno. - Relacionar as transformações sofridas pelo gráfico da função seno com modificações nos coeficientes de sua expressão algébrica (por exemplo, utilizando um software, verificar as alterações no período da função quando se modifica o parâmetro a na expressão y = sen(ax)). - Compreender o princípio de Cavalieri e utilizá-lo para estabelecer as fórmulas para o cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos (cilindro, prisma, pirâmide, cone e esfera). - Resolver e elaborar problemas de combinatória envolvendo a ideia de permutação (estratégias básicas de contagem).

b) Conteúdos / Eixos Temáticos:

a) GEOMETRIA: - Equação da reta - Posição relativa de duas retas - Equação da circunferência b) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - Construção de tabelas e gráficos - Problemas com tabelas e gráficos - Tabelas c) ÁLGEBRA E FUNÇÕES - Equação do 2ºgrau - Função seno e suas representações - Transformações do gráfico a partir das alterações do parâmetro d) GRANDEZAS E MEDIDAS - Principio de Cavalieri e) NÚMEROS E OPERAÇÕES - Permutação

c) Procedimentos Metodológicos:

- Exposição dos Conteúdos - Discussão sobre os temas - Atividades em dupla - Atividades individuais - Jogos lúdicos

d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

- Avaliação Diária - Participação - Colaboração nos trabalhos em Equipe - Atividades Avaliativas em Duplas e Individuais