3º ano – IV BIMESTRE

Justificativa:

O ensino da matemática deve auxiliar o educando a construir, desenvolver e aplicar ideias e conceitos matemáticos de forma a compreender o ocorrido e como a matemática auxilia nisso. Fugindo assim da simples memorização e mecanização ao enfatizar as situações onde a matemática está presente de modo marcante no cotidiano do educando, possibilitando desta forma a construção de um sujeito letrado matematicamente, que nada mais é que a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática.

a) Objetivos / Competências a serem desenvolvidas:

- Relacionar as operações realizadas com as coordenadas de um vetor (soma e multiplicação por um escalar) com sua representação geométrica. - Calcular e interpretar medidas de tendência central (média, moda, mediana e quartil) para um conjunto de dados numéricos agrupados ou não agrupados. - Calcular e interpretar medidas de dispersão (amplitude, desvio médio, variância e desvio padrão) para um conjunto de dados numéricos agrupados ou não agrupados. - Reconhecer as funções trigonométricas como modelos para o movimento circular. - Resolver e elaborar problemas de cálculo da medida do volume de alguns sólidos geométricos (cilindro, prisma, pirâmide, cone e esfera). - Resolver e elaborar problemas envolvendo proporcionalidade, incluindo duas ou mais grandezas direta e/ou inversamente proporcionais.

b) Conteúdos / Eixos Temáticos:

a) GEOMETRIA: - Operações com vetor b) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - Medidas de tendência central - Medidas de dispersão c) ÁLGEBRA E FUNÇÕES - Relação entre as funções trigonométricas e o Movimento Circular d) GRANDEZAS E MEDIDAS - Volume e) NÚMEROS E OPERAÇÕES - Proporcionalidade

c) Procedimentos Metodológicos:

- Exposição dos Conteúdos - Discussão sobre os temas - Atividades em dupla - Atividades individuais - Jogos lúdicos

d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

- Avaliação Diária - Participação - Colaboração nos trabalhos em Equipe - Atividades Avaliativas em Duplas e Individuais